terça-feira, 29 de outubro de 2013

Postado Por digo-provo | Tag :

O Sr Francisco de Assis Câmara, filho de Luiz Xavier da Câmara e Izabel Rainha da Câmara, nasceu em  Pedro Avelino, no dia 28 de setembro de 1918. Sempre foi um dos grandes agricultores do município, Seu Chico, como era carinhosamente chamado, como bom sertanejo,sempre conservou seu lado matuto. Como agropecuárista, chegou a ter várias fazendas, muitas cabeças de gado, além de caminhões para o transporte do algodão, nas décadas de 60 e 70 ,  ele tinha um situação financeira estável, esse foi um dos motivos pelo qual se candidatou a prefeito de Pedro Avelino, na eleição de 1976, daí em diante passou a ser chamado de O BARÃO.

Seu Chico, gozava de grande prestígio junto ao governador , Tarcísio Maia ,e foi o primeiro homem a reivindicar a uma agência do Banco do Brasil, para a cidade, e conseguiu o antigo FUNRURAL ,  para aposentadoria  dos trabalhadores rurais. Ele foi também o grande responsável pela fundação da escola Jóséfa Sampaio Marinho.

Depois que se aposentou, sempre era um referencia para um bom bate papo, antes em seu armazém e depois na calçada de sua casa ,ele conversava com os amigo sobre diversos assuntos.

No lado político foi eleito vereador por duas legislaturas seguida, sendo a primeira que foi de 31/03/1957 a 01/04/1961 e a outra de 04/04/1961 a 31/03/1965, sendo elas a segunda e terceira legislatura respectivamente.

já no ano de 1976, foi candidato a prefeito pela ARENA, e teve como companheiro de chapa  o Sr Belmiro Honorato, não conseguiram êxito,  mas obtiveram 1388 votos, uma marca expressiva para a a época.

Seu Chico ,foi casado duas vezes e pai de 10 filhos, todos do 1º casamento, com a Sra Joana Torres Câmara, sendo 4 homens e seis mulheres, entre elas destacamos Dona Francisca, várias vezes vereadora e a inesquecível Rosa do Barão, a alegria em forma humana.

A cidade de Pedro Avelino ,perdeu este reserva moral , deixando uma lacuna , pela honradez e pela pessoa ordeira que foi, dia 05 de janeiro de 2013. 

colaboração: Marcos Calaça e Dona Francisca




0 comentários:

Postar um comentário