segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Postado Por digo-provo | Tag :
    Natural de Florânia ,  tendo nascido no dia 05 de Outubro de 1924, filho de Antonio Tomaz da Silva e Francisca da Conceição  Silva, Antonio Tomaz da Silva,  casou-se em 1945 ,com Maria do Carmo da Silva, tiveram 13 filhos sendo 05 morreram ainda criancinhas e 08 criaram-se; Galego, Tico, Zenaide, Arnóbio , Maria, Zequinha, Socorro e Gorete.
    Seu Antonio,morou por muito tempo na fazenda de  Antonio Médino, foi agricultor,Barbeiro e com seu tino empreendedor tornou-se um comerciante do ramo de miudezas ”armarinho”  no qual permaneceu durante toda sua vida, e sempre foi presença nas feiras de Pedro Avelino, Corrêgos, Baixa do Meio, Afonso Bezerra e por algum tempo em Pendências, era fácil encontrar seu Antonio, com sua banca repleta de miudezas.
   Seu Antonio , estabeleceu-se no local que era de seu Marinho Souza, quando este foi para João Câmara, o local até hoje pertence a sua família sendo ocupado por sua filha Zenaide.  
O professor João Bosco , lembra da gentileza e disposição de seu Antonio,  o para ajudar o próximo, e revela que quando muitos jovens de Pedro Avelino, estudavam em Macau, ele ao ir visita seu filho , o hoje vereador José Antonio da Silva “Zequinha “, colocava-se sempre a disposição de todos para trazer suas bagagens e até lhes emprestava dinheiro, gesto nobre que nunca se aborreceu em fazer.
     Antonio Tomaz, era de um temperamento exemplar, calmo , decente e amigo. Faleceu aos 69 anos de idade em 31 de agosto de 1993,  deixando um exemplo um exemplo de honrradez, amizade e simplicidade. O que  vem se perpetuando em seus descendentes.

Um comentário:

  1. Prezado Gean Carlos, muito obrigado por esta singela homenagem ao meu avô. Tive a oportunidade de trabalhar com ele e minha vó Carminha, no seu armarinho e também fazendo feiras em cima do caminhão nos municípios de Afonso Bezerra, Baixa do Meio, Pedro Avelino e no fim do ano em Touros, isso tudo no período dos meus 8 aos 13 amos. Foi um período muito proveitoso, onde aprendi muitos ensinamentos com ele e meus tios Tico e Galego. Ensinamentos e lições de vida que carrego comigo até hoje.
    Mais uma vez o meu muito obrigado e boa sorte no seu trabalho em resgatar a histótia do nosso torrão.
    Cordialmente,
    Hélio Santa Rosa Costa Silva.

    ResponderExcluir